Correio Popular Notícia



Equipe de Saúde de Presidente Médici participa de oficina sobre tabagismo

Data da notícia: 29/09/2014
Foto:

(Da Redação) Para aqueles que não conseguem abandonar o hábito de fumar e se livrar do vício do fumo, a Prefeitura de Presidente Médici oferece suporte com tratamento assistido com bons resultados. Os procedimentos envolvem medicação e acompanhamento médico dentre uma série de táticas técnicas específicas. Um programa criado para combater o uso do cigarro e adotado pelo município vem apresentando índices satisfatórios de melhora em 56 pacientes.
[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140927-141.jpg[/IMG] Nesta quarta-feira (24), os profissionais que compõem as sete equipes de saúde municipal de Médici receberam treinamento sobre o assunto na ?Mini Oficina de Abordagem Intensiva ao Tabagista?. O evento, que ocorreu no auditório da Câmara dos Vereadores, reuniu médicos, enfermeiros e técnicos das Equipes de Saúde da Família e Núcleo de Apoio a Saúde da Família- NASF. As palestras foram proferidas pelas integrantes da Coordenação do Núcleo de Atenção Básica desta regional, Fátima Paião e Rosilene.
Conforme as gestoras, o setor de saúde do município passa a recepcionar e trabalhar o tabagismo, que soma às atividades de praxe das equipes de saúde. ?O trabalho consiste no período motivacional e de conscientização, realização de exames. Esse método em Médici completa um ano em outubro de 2014 e vem sendo reavaliado?, disse Paião. Na oficina, os participantes fizeram reanálise da operabilidade do programa com apresentação de slides e verificaram pontos para aplicarem mediadas de aprimoramentos.

REDUÇÃO - De acordo com a secretária municipal de saúde, Larissa Ramalho, cerca de 24% dos pacientes atendidos com o programa de combate ao tabaco já abandonaram o vício e, do número restante, de 50% a 80% já registram redução no consumo, o que também significa melhora na qualidade de vida. ?Alguns param de fumar logo no início do acompanhamento, outros necessitam de mais tempo, mas todos percebem que o tratamento é eficaz?, ressaltou uma das gestoras do programa, Lacy Paradelo.
Segundo a Prefeitura, a Semusa promove o envolvimento de todos os setores ligados ao atendimento de saúde em todo o município. Para isso, o programa conta com: Núcleo de Educação e Saúde, Núcleo de Apoio à Saúde da Família ? Nasf, Programa Saúde da Família ? Psf, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica. Os profissionais em saúde vão desde educador físico a médicos, passando por enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, psicólogo, nutricionista, entre outros. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1511 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.